Horror of Dracula (1958)

Hammer Horror!

Esta jóia do cinema é um dos primeiros clássicos que veio do seio das produções Hammer. É uma boa adaptação da história original de Bram Stoker, ou seja: o Conde Drácula vive num castelo, Jonathan Harker dá com ele, e o resto é deixado a cargo de Van Helsing. Também há umas mulheres pelo meio.
Uma cena do filme aqui.

Ficha Técnica: De Terence Fisher, escrito por Bram Stoker (romance) e Jimmy Sangster, com Christopher Lee e Peter Cushing.

Shock! Horror! Suspense!: Nos gloriosos dias de ’58, Horror of Dracula era um grande shocker. Não só pelas cenas de choque como pela violência e sexualidade mais explícita (coisas inéditas no cinema). Comparativamente com os dias de hoje, a quantidade de sangue é mínima, a sexualidade está apenas implícita, e o choque não choca assim tanto. Audiências mal habituadas, é o que eu digo. Ainda assim, há várias cenas dignas da classificação “terror”. Só é pena a banda sonora armar-se em drama queen às vezes. Mas isso também faz parte do encanto, é muito anos 50.

Thumbs up: Peter Cushing. Christopher Lee é o Drácula. A melhor cena da morte do Drácula de sempre! (Antes que me apedrejem, admito que não vi todas as mortes do Drácula alguma vez feitas. Mesmo assim, melhor do que esta é mesmo muito difícil…)

Thumbs down: Há partes cómicas (não era suposto). Acho que toda a gente se desmancha a rir quando o Drácula abre a porta da cave, grita, e volta a fechá-la muito depressa. Nessa cena dei por mim a pensar, “mas isto aconteceu mesmo?”

Comentário geral: Não me lembro de nenhum elenco com tantos olhos azuis. Peter Cushing e Christopher Lee são duas lendas, é óptimo vê-los em Horror of Dracula. O filme tem a marca de qualidade Hammer e não desilude. Um clássico, e um must para todos os fãs do Conde.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: